TRABALHO PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PARA FREUD
A Libido é uma fonte de energia afetiva e sexual, que mobiliza e faz com que o organismo busque prazer. Ela sofre progressivas organizações no desenvolvimento em torno de zonas erógenas corporais. Seu objetivo é a satisfação.
QUESTÃO 2
Segundo Freud desenvolvimento da personalidade se da pela evolução da procura de obter prazer (sexualidade), na infância é auto-erótica e a partir da adolescência passa a ser voltada para os outros. Essa evolução se caracteriza por mudanças da zona erógena e por conflitos entre a busca do prazer e a realidade, que vão condicionando a criação de estruturas no aparelho psíquico e a relação dinâmica entre elas.
QUESTÃO 3
São classificados estágios psicossexuais fases de desenvolvimento oral, onde a criança tem prazer a partir das atividades orais. Ama pela boca e uma e se houver uma fixação nesta pode trazer os seguintes na sua fase adulta, agressividade verbal, abuso de determinada substancias como bebida, cigarro, entre outros que implicam a boca como expressão.
O segundo estágio encontra se a fase anal, onde a libido passa da sua organização oral para anal, ocorrendo então o controle muscular na criança, período em que a criança começa a andar, falar e que estabelece o controle dos esfíncteres, desenvolvendo o sentimento que a criança tem algo seu para ofertar ou negar para o mundo. A libido organiza-se então sobre a zona erógena anal onde a criança cria uma fantasia ligada ao valor simbólico das fezes, e suas relações serão estabelecidas em termos de projeção ou controle. Uma fixação nesta área pode gerar hábitos relacionados ao poder e a criatividade como artes, avareza, mania de grandeza, etc.
Já na fase fálico a organização acontece sobre os genitais, desenvolvendo interesse infantil pelos genitais, onde a masturbação torna se freqüente e normal, e a preocupação coma diferenças sexuais contaminam até a percepção de objetos. A discriminação entre os sexos dá se pela presença ou ausência do pênis. Criam fantasias