Psicanalise: pos fundacao
PSICANÁLISE: PERÍODO PÓS-FUNDAÇÃO
CURSO: PSICOLOGIA
TURMA: PSI-1-MA
DISCIPLINA: EPSITEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PROFESSOR (A):
MARINGÁ, 13 DE NOVEMBRO DE 2012.
Os primeiros analistas que contrariavam as visões de Freud baseavam-se em seus estudos, entre esse estão à filha Ana Freud e os teóricos do objeto Melanie Klein e Heinz Kohut, existem três pontos principais dissidentes que fundamentavam as teorias de Freud: Carl Jung, Alfred e Karen Horney.
Todo profissional seguidor da tradição sentia necessidade de abandonar o sistema de Freud. Os analistas adotavam as primícias centrais da psicanálise, alterando uma das principais mudanças na expansão do conceito do ego, o qual apenas serviu o id.
A psicologia do ego incluía a noção de maior independência do ego a respeito do id, era adotado de energia própria com funções separadas do id, na visão de Freud, o ego sempre respondia ao id jamais estava livre com suas demandas. Em uma visão revisada o ego funcionaria independentemente do id,perspectiva bem distante do pensamento ortodoxo freudiano,ocorreu á redução da influência biológica a respeito da personalidade.
A filha de Freud, Ana foi líder da psicologia do ego neofreudiana. O nascimento de Ana Freud (1895-1982) foi o símbolo, talvez até profético, já que coincide com o surgimento da psicanálise é a única que seguiria a carreira do pai, tornando-se analista, sua infância foi muito infeliz. Ana lembra que teria sido muito triste e solitária, tinha seus irmãos que a excluía além de ser favorita só para o pai.
Aos 14 anos interessou pelo trabalho do pai e aos 22 anos, teve uma ligação emocional com Freud e preocupação sexual, então decidiu fazer análise com seu pai por 10 anos com seis sessões noturna por semana.
Freud foi muito criticado por analisar sua própria filha. No ano de 1924 Ana apresentou seu trabalho acadêmico para sociedade psicanalítica esse se baseou no caso de uma paciente, abordava sua fantasia,