Trabalho Português Instrumental
(UNICAMP) – Massa!
“Pô Erundina, massa! Agora que o maneiro Cazuza virou nome num pedaço aqui na Sampa, quem sabe tu te anima e acha aí um point pra botá o nome de Madalena Tagliaferro, Cláudio Santoro, Jaques Klein, Edoardo Belardi e Radamês Guattali. Esses caras não foi cruner de banda a lá “Trogloditas do Sucesso”, mas se a tua moçada não manjar quem eles foi dá um look ai na Enciclopédia Britânica ou no Groves Internacional e tu vai sacá que o astral do século 20 musical deve muito a eles.”
A- Que grupo social pode ser identificado por este estilo? Transcreva as marcas linguísticas características desse grupo, presentes no texto.
R: Este grupo social pode ser facilmente identificado pelas gírias, determinados grupos com interesses comuns, como, surfistas, skatistas, malandros, roqueiros, estudantes. Algumas características marcantes destes grupos constadas no texto são:
“Pô Erundina, massa!”
“Maneiro Cazuza”
''Aqui na Sampa”
“Point pra botá a moçada”
“Não manjar”
“Quem eles foi”
“Dá um look aí”
“Tu vai sacar”
B- Em que campo da cultura deram contribuição importante os nomes mencionados na carta e que passagem(ns) do texto permite(tem) afirmar isso?
R: Os nomes mencionados deram uma grande contribuição cultural a música Clássica Erudita, grandes pianistas, violinistas e musicistas, alguns com releituras de Chopin, Beethoven e outros com composições.
No trecho “Se sua moçada não manjar quem eles foi dá um look ai na Enciclopédia Britânica ou no Groves Internacional e tu vai sacá que o astral do século 20 musical deve muito a eles”, ele faz essa afirmação, uma vez que a contribuição cultural foi a nível nacional e internacional.
C- O texto contém uma crítica implícita. Qual é, e a quem é dirigida?
R: A crítica implícita identificada no texto é direcionada a Erundina, pois homenageou Cazuza que era Carioca na cidade de São Paulo, e não fez uma homenagem a grades músicos Eruditas que dedicaram e acrescentaram um cunho social e