Coesao e Coerencia Textuais
A interpretabilidade é fator fundamental para determinar a coerência de uma produção textual. A falta de relações lógicas entre as idéias apresentadas , contradições e
a
ausência
de
conhecimento
de
contextos gerais de produção podem tornar um texto incoerente, dificultando o entendimento entre os falantes da língua em uma situação de interação comunicativa.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
Coerência Textual
A coerência é a responsável para que uma sequência linguística seja considerada texto , pois é através dela que relações (sintático-gramaticais, semânticas e pragmáticas) poderão ser estabelecidas formando uma unidade global de sentido e dando a ela a textualidade. A coesão auxilia nesse processo, mas não é responsável pelo fenômeno da textualidade, já que não é necessária nem suficiente para isso.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
Coerência Textual
A coerência não depende apenas da forma como elementos lingüísticos são utilizados, mas também do conhecimento de
mundo
apresentado
pelos
interlocutores. A partir do conhecimento arquivado na memória do ouvinte/leitor, um texto, por exemplo, que não possui ligações sintáticas explícitas entre suas partes pode apresentar uma unidade de sentido, tornando-se coerente para o receptor da mensagem que decide cooperar e aceitar a sequência de idéias como sendo um texto.
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
Segurança do Trabalho / Português Instrumental / Modulo I
Fatores de Coerência textual
CONHECIMENTO
LINGUÍSTICO
O conhecimento lingüístico compreende o conhecimento gramatical e o lexical. Definem o conhecimento linguístico: o uso de anáfora; as descrições definidas; o uso dos artigos; as conjunções; os conectores interfrásicos; marcas de temporalidade; tempos verbais; a repetição; a elipse; modalidades; entonação; subordinação e coordenação; substituição sinonímica; ocorrência de signos do mesmo campo lexical;