coesao e coerência textuais
Créditos: 2 pontos
Disciplina
LÍNGUA PORTUGUESA
Período
1º
Professora
Maria Suzerlei Santos Cunha
Carga horária
2 horas
COESÃO TEXTUAL
I – CONCEITOS BÁSICOS
1. TEXTO
a) Em sentido lato – designa qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano, quer se trate de um romance, música, pintura, filme ou escultura etc., isto é, de qualquer tipo de comunicação realizada através de um sistema de signos.
b) Em sentido restrito – texto consiste em qualquer seqüência falada ou escrita que constitua uma unidade global de significação, independentemente de sua extensão. Trata-se, dessa forma, de uma unidade semântico-pragmática, de um contínuo sócio comunicativo, que se caracteriza, entre outros fatores, pela coerência e pela coesão (elementos responsáveis pela tessitura do texto).
2. TEXTUALIDADE: conjunto de propriedades que uma sequência de enunciados deve apresentar para constituir um texto.
2.1 – Coesão: uma propriedade textual responsável pelo encadeamento semântico entre frases ou parte delas, que se inter-relacionam para assegurar um dado desenvolvimento informacional.
2.2 – Coerência: uma propriedade textual que permite ao leitor alocutário descobrir alguma espécie de conexão conceptual entre os elementos de uma dada seqüência linguística, havendo assim uma convergência entre a configuração de conceitos, as relações manifestas e o conhecimento prévio ativado pelo receptor.
II – MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL
1. Conceito: mecanismos de coesão são aqueles elementos linguísticos responsáveis pela estruturação da seqüência superficial do texto.
2. Classificação
A) Coesão Referencial: manifesta-se geralmente através de itens linguísticos que não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, como pronomes pessoais, demonstrativos e relativos.
a) Substituição: ocorre quando um dado elemento linguístico é retomado ou precedido por um outro elemento. No caso da retomada, tem-se a anáfora. Ex.: “Carla