Coesão e coerência textuais
Coesão e Coerência Textuais
Leonor Lopes Fávero é uma renomada professora e linguista brasileira, uma das maiores especialistas brasileiras em Linguística Textual, com diversos trabalhos em Coesão e Coerência Textuais.
Graduou-se em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo, onde também defendeu tese de doutoramento sob orientação da Professora Drª. Maria Antonieta Alba Celani, e tese de livre-docência em 1993. Em 1995 realizou estudos de Pós-Doutorado na Université de Paris VII, sob a supervisão do Prof. Dr. Sylvain Auroux.
Foi professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) de 1989 a 2001, ano em que se aposentou. Desde 2002 é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde ela orienta mestrandos e doutorandos nas linhas de pesquisa "Linguística textual", "História da língua portuguesa", "A gramática no Brasil" e "História das ideias linguísticas".
No primeiro capítulo, são apresentadas as ideias principais do livro: Coesão e Coerência, a autora conceitua e exemplifica termos importantes como: linguística textual, texto, discurso. O livro tem como objetivo principal tornar explícitos os mecanismos de estruturação e de compreensão de textos.
No segundo capítulo, a autora conceitua coesão e coerência segundo Beaugrande e Dressler, onde a coesão é manifestada no nível microtextual, referindo-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma sequência e coerência é manifestada em grande parte macrotextualmente, referindo-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, os conceitos e as relações subjacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração, de maneira reciprocamente acessível e relevante.
Assim a coerência é o resultado de processos cognitivos