Robótica
Este trabalho procura analisar de uma forma sucinta até que ponto a automação traz benefícios para as empresas, e para a sociedade. É um tema atual, onde discutem sociólogos, engenheiros, administradores e sindicatos. Claro que a simples idéia da tecnologia substituir o homem é questionável, entretanto, observando a automação como uma abordagem estratégica de produção que visa integrar ampla gama de tecnologias no processo é indubitavelmente benéfica, tanto para a empresa como para a sociedade.
A automatização permite enormes acréscimos de produtividade na indústria, tornando possível que as principais necessidades da população tenham a possibilidade de serem satisfeitas. Além de desenvolver a fabricação, os equipamentos automáticos permitem uma melhoria qualitativa dos produtos, padronizando a produção e suprimindo prejuízos.
No nosso mundo atual, a modernização e as novas tecnologias estão tomando conta de todos; não há quem escape do desenvolvimento técnico-científico. Estamos na era do computador, da Internet. Tudo o que uma pessoa precisa hoje ela pode resolver de casa, através do telefone ou da Internet. Além disso, as pessoas hoje em dia estão sendo substituídas pelo trabalho de robôs (máquinas).
A robótica é a ciência dos mecanismos engenhosos genéricos, de extrema precisão, movidos por uma fonte constante de energia, e flexíveis, isto é, abertos a idéias, estimulando a imaginação. Um incentivo tão atraente que arrebatou grande parte dos maiores pensadores da historia universal, isto é, daqueles cujo trabalho constitui o fundamento da sociedade humana, o legado da humanidade para o futuro.
Entretanto, o futuro presume muito além do que existe hoje. Grande parcela do que era ficção no século XX passa a ser cogitado como realidade no século XXI. Os cientistas e engenheiros trabalham nas diversas possibilidades da robótica criadas pela mente humana. O que será da robótica no futuro não se sabe. Porém, pode fazer uma projeção da