Coerência e coesão textual
ELEMENTOS
OBJETIVOS
Conhecer o recurso da coesão textual. Identificar os elementos coesivos de textos em diferentes gêneros. Compreender a contribuição da coesão para a construção da unidade textual. Aplicar conhecimentos da área de coesão textual de modo a estabelecer relações de sentido na produção de textos em diferentes gêneros.
COMEÇANDO...
A leitura e a produção de textos em diferentes gêneros representam atividades muito importantes para qualquer cidadão dentro e fora do ambiente escolar. Para não corrermos o risco de ouvir que nossos textos estão “truncados”, precisamos aprender a ler com criticidade o que escrevemos e analisar se, em nossos textos escritos, estamos estabelecendo os nexos necessários para a atribuição de sentido que desejamos que o leitor alcance.
CONCEITUANDO...
-Coesão - É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. -Coerência - É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição entre as partes do texto, fazendo referência a termos e expressões anteriormente empregados. Resumindo, a coerência é o sentido do texto e a coesão é o sentido da frase.
Exemplo 1: Vejamos um fragmento de redação, em que o estudante tinha por meta descrever a reforma de uma casa visitada por ele.
As janelas da casa foram pintadas de azul, mas os pedreiros estão almoçando. A água da piscina parece limpa; entretanto, foi tratada com cloro de boa qualidade.
COMPARANDO...
As janelas da casa foram pintadas de azul, mas os pedreiros estão almoçando. A água da piscina parece limpa; entretanto, foi tratada com cloro de boa qualidade.
As janelas da casa foram pintadas de azul. Terminada essa etapa da pintura, os pedreiros foram almoçar. Continuando minha vistoria, percebi