MAXIMIZA AO DOS LUCROS
A maximização de lucros, seja de curto ou a longo prazos. Define-se lucro total como a diferença entre receitas de vendas da empresas e seus custos totais de produção. Assim em que:
LT= lucro total;
RT= receita total de vendas;
CT= custo total de produção.
A empresa, desejando maximazar seus lucros, escolhera o nível de produção para o qual a diferença positiva entre RT e CT seja a maior possível.
Define-se como receita marginal ( RMg) o acréscimo da receita total da empresa quando essa vende uma unidade adicional de seu produto. Custo marginal (CMg) , vimos e o acréscimo do custo total de produção da empresa quando essa produz unidade adicional de seu produto.
Pode-se demonstrar que a empresa maximizara seu lucro num nível de produção tal que a receita marginal da ultima unidade produzida seja igual ao custo marginal dessa ultima unidade produzida: RMg=CMg
O raciocínio da maximização e o seguinte: suponhamos que a empresa estejam num ponto de produção em que a receita marginal supera custo marginal , nesse caso, o empresário terá interesse em aumenta a produção, porque cada unidade adicional fabricada aumenta seus lucros, já que suas receita marginal e maior que o custo marginal.
CONCLUSAO:
Rigorosamente, pode existe duas situações em que RMg=CMg: uma na qual o custo marginal e decrescente; outra quando o custo marginal e crescente. Se RMg=CMg, mas CMg e decrescente, e possível que o aumento da produção ainda leve a um lucro maior, se a receita superar o custo marginal. Então a empresa não estava maximizando o lucro, mesmo com RMg=CMg. O lucro so será maximizado se, quando RMg=CMg, o custo da produção adicional (CMg) for crescente, e maior que RMg, pois um aumento da produção provocaria uma diminuição do lucro. Usando a terminologia matemática, a igualdade entre RMg e CMg e uma condição necessária, mas não suficiente, para que a empresa opere com o nível de produção que maximize seus lucros.
CONCEITOS