Estereotipos idade média
Se antes os profetas e apóstolos visitavam as comunidades, agora eram elegidos bispos e diáconos na própria localidade, estando presentes permanentemente e assumindo também a tarefa de ensinar. Os bispos e presbíteros são vistos cada vez mais como sacerdotes, que oferecem a eucaristia como sacrifício. E devido a pureza vinculada ao sacerdote é, em meados do século IV, estabelecido o celibato ministerial.
O ministérios episcopal destaca-se como o ministério central e o mais importante. Em sua origem pode ser caracterizado como um ministério de supervisão; um grupo de homens encarregados das tarefas de organização e administração da comunidade. O ministro trabalha de forma diferente nas igrejas regionais, com uma diversidade de tarefas, funções e estados. Ao longo do século II estabelece-se o bispo monárquico (somente um bispo responsável pela comunidade, e não mais um grupo coordenando). Agora o bispo é o chefe e sumo sacerdote da igreja.
Nas regiões com vida política e social mais intensa, a comunidade cristã também adquire maior importância, sendo assim, surgem os metropolitanos (bispos que dispõem de certa superioridade sobre outros bispos do distrito). Portanto, a cada província correspondia unicamente um bispo.