Trabalho pericope jo 42 parte 2
DE JÓ 42:1-6
Manoel de Sousa Martins
INTRODUÇÃO
Deus é onisciente, onipotente e onipresente. Ele é soberano criador de todas as coisas, tem resposta para todas as coisas. Ele reconheceu a soberania de Deus. Após esse processo ele entendeu a soberania de Deus e arrependeu-se e o exalta com sacrifícios (Jô 42.1-6).
1. ANÁLISE CONTEXTUAL
O livro de Jô é uma das obras caracterizadas como literatura sapiencial, este texto reflete um personagem que passou por provas da sua fé mediante ocorridos catastróficos em sua vida pessoal (Jô 1,2) no qual demonstrou confiança em Deus. Segundo algumas interpretações dos capitulo 42. 1-6 relatam que Jô havia argumentado com Deus sobre a sua existência e seu estado físico que se encontrava, Jô se arrepende do que havia falado e se humilha perante Deus e cita que o homem não tem controle sobre os planos e a vontade de seu criador, sendo que ele demonstrou o que Deus havia afirmado sobre Jô, no capitulo 1. 8 , ‘‘Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero , e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal’’.
2. ANÁLISE SINTÁTICA / VERBAL / LITERÁRIA
2.1 Verso 1: ‘‘Então, respondeu Jô ao senhor e disse:’’ עניה Ànayah :
Anaías “o SENHOR respondeu” , seria uma pergunta direta para Deus, reciprocidade de linguagem (diálogo).
‘’e disse’’ Qal é o paradigma verbal mais freqüentemente empregado. Expressa a ação “simples” ou “causal” da raiz na voz ativa. Exemplos: ele sentou, ele comeu, ele foi ele disse, ele levantou, ele comprou. Esta forma representa 66.7% dos verbos analisados.
2.2 Verso 2: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.
בין biyn: sei, raiz de saber, compreender.
יכול yakowl: poder fazer. aproximado de podes, interpretado como ser capaz de..., . אטר’itter : impedido (na sua direita, i.e. canhoto), fechado, calado.
2.3Verso 3: Quem é aquele, dizes tu que sem conhecimento encobre o conhecimento?
אמר ’amar Dizer, proferir, falar.