as relações de igualdade e o discipulado das mulheres por Jesus na comunidade do discipulo amado
NA COMUNIDADE DO DISCÍPULO AMADO
Maria José Lisboa Lopes1
Resumo: Este trabalho aborda o tema: As relações de igualdade e o discipulado das mulheres na comunidade do Discípulo Amado. Faremos uma abordagem das lutas por relações de igualdade dentro desta comunidade, a partir das perícopes de Jo 11, 1-45 e 12,1-11, com enfoque principal na proclamação de fé cristológica de Marta e no gesto solidário de Maria em lavar os pés de Jesus com um perfume muito caro em uma refeição, nesta comunidade. No processo de fé e na dinâmica do caminho, a partir do diálogo com o Mestre, elas fazem a experiência de Jesus como Ressurreição e Vida, rompendo assim, as estruturas judaicas, promovendo novas relações como meio de libertação. Estas duas mulheres exercendo a liderança nesta comunidade comprometem-se com a vida em todas as dimensões. É possível aprendermos, com esta comunidade, a tecermos novas formas de relações, onde a igualdade na diversidade seja um meio de construirmos o Reino de Deus aqui e agora entre nós.
Palavras chaves: Relações de igualdade. Discipulado de Mulheres. Processo de fé. Humanização. Comunidades do Discípulo Amado. Reino de Deus. Vida. Libertação.
1 Movimento das primeiras comunidades cristãs
Com a morte de Jesus de Nazaré nos anos 30, seus discípulos e discípulas fazem a experiência que Jesus está vivo. Os evangelhos são unânimes a afirmarem que o Ressuscitado apareceu primeiramente a Maria Madalena e a outras mulheres, ordenando-lhes que anunciassem aos discípulos/as que Ele estava vivo. O grupo volta para a sua realidade cotidiana da Galileia (cf. Mt 28, 7-16) e Jerusalém (cf. Lc 24,33), com a experiência do Crucificado/Ressuscitado. Durante a sua vida pública, muitas pessoas o seguiam. O grupo dos discípulos/as se espalhou por todas as redondezas, transmitindo oralmente os fatos, os acontecimentos e as palavras, ou seja, a “Boa Notícia” trazida por Jesus de Nazaré. Muitas pessoas vão