Doc 85
Conferência nacional dos bispos do Brasil
Evangelização da juventude
Desafios e perspectivas pastorais
Direção-geral: Flávia Reginatto
Editora responsável: Vera Ivanise Bombonatto
Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora. Direitos reservados.
Paulinas
Rua Pedro de Toledo, 164
04039-000 – São Paulo – SP (Brasil)
Tel.: (11) 2125-3549 – Fax: (11) 2125-3548 http://www.paulinas.org.br – editora@paulinas.com.br
Telemarketing e SAC: 0800-7010081
© Pia Sociedade Filhas de São Paulo – São Paulo, 2007
Apresentação
Após dois anos de reflexão e duas Assembléias da CNBB, a Igreja do Brasil recebe como presente o documento: Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais. No mesmo período em que o papa se encontra com a juventude brasileira, a CNBB publica este como instrumento dinamizador da ação evangelizadora no Brasil.
Contemplando a realidade juvenil atual e desejando oferecer luzes para o trabalho junto aos jovens, este documento é referência para todos que, na Igreja, têm se colocado na evangelização desta parcela tão importante da sociedade: pastorais da juventude, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, grupos juvenis e de crisma, Pastoral Vocacional, Pastoral da
Educação e serviços diversos.
A evangelização da juventude interessa muito à
Igreja e aos seus pastores. Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações que, pressionadas por tantas propostas de vida, necessitam de muito discernimento, de coragem, de verdadeiros caminhos e, principalmente, de nossa presença amiga: “Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã.
5