Ficha 2
Conjunto 1 1- Os dois momentos da revolução russa presentes nos Docs. 1 e 2 são “1. O antigo governo czarista [...] foi vencido.” – linha 1 (doc.1) e “Estabelecei a mais rigorosa ordem revolucuinária [...].” – linha 10 e 11 (doc.2). 2- A “ vitória da revolução dos operários e dos camponeses” (doc.2) deveu-se a inúmeras tensões sociais e politicas. Os camponeses que constituíam 85% da população, clamavam por terras. O operariado exigia maiores salários e melhores condições de vida e de trabalho. Quanto à burguesia e à nobreza liberal desejavam a abertura política e a modernização do país “o poder passou para as mãos de uma classe nova: a burguesia [...]. o novo governo não merece nenhuma confiança do proletariado [...]”. “ o novo governo [...] nada fez de concreto para pôr fim ao massacre dos povos que se matam uns aos outros para defender os interesses dos capitalistas”.
3- Nos Docs. 2 e 3 nos esclarecem sobre a instauração da democracia dos sovietes “Guardai, protegei [...] a terra, os cereais, as fábricas, os instrumentos, os produtos, os transportes – tudo isto será, desde agora, inteiramente vosso, património de todo o povo [...].” (doc.2). no doc. 3 a distribuição da terra na Rússia (em %) em 1917 os camponeses sem terra era de 11.3% passado três anos, em 1920 é de 5.8%.
4- Os objectivos dos bolcheviques com a publicidade do cartaz do Doc.4 é que é um cartaz de 1920 e ainda estavam em guerra e, os bolcheviques queriam que os camponeses os ajudassem na guerra para vence-la.
5- Em 1921, Lenine propõem quatro decretos revolucionários que procuram responder às aspirações das massas populares e às reivindicaçõs dos sovietes. O 1º é o decreto sobre a paz convidava o povos beligerantes à negociação. O 2º decreto sobre a terra aboli a grande propriedade, entregando-a a sovietes camponeses. O 3º decreto sobre o controlo do operário atribuia ais operários das empresas a superintendência e a gestão da respectiva produção. E, por