ficha 2 java
Fundamentos da linguagem JAVA
Estrutura de programas JAVA
Os programas (simples) java obedecem a seguinte estrutura:
Fig 1. Estrutura de programa
A primeira linha é a linha da declaração do programa. As duas primeiras palavras (public e class) são palavras reservadas da linguagem e servem para iniciar o programa; a terceira palavra (NomeDoPrograma) é o identificador do programa; corresponde ao nome pelo qual o programa será identificado. A definição do nome é feita de acordo com o fim a que o programa se destina; este nome pode ser qualquer combinação de caracteres alfanumérico obedecendo as seguintes regras:
a) Não pode iniciar por um dígito;
b) Não pode conter nenhum carácter especial (ex: &, %, +, -, ?, “, ‘, {, }, [, ], :, *, ^, #, =, <, >, :, /, |, \, etc.)
c) Embora não sejam permitidos caracteres especiais, existe uma excepção para os caracteres ‘$’ e ‘_’;
d) Não pode coincidir com nenhuma palavra reservada da linguagem JAVA (ex. int, long, boolean, public, static, private, class, void, return, byte, char, if, else, switch, catch, case, do, while, ect.)
Boas Práticas
O nome do programa deve ser significativo, e ele deve ser definido de acordo com o fim a que o mesmo se destina. Por exemplo: se o programa se destina à impressão de pauta duma turma seria ideal identificar o programa com um nome que faça alusão à impressão de pauta. Alguns nomes sugestivos para esse programa seriam: ImprimePauta, ImprimirPauta, ImprimeUmaPauta, etc. Nomes como Pauta, Imprimir, Impressao, seriam nomes ambíguos que não explicitam o que o programa realmente faz.
Na linha dois, temos a abertura de chaveta; a indicação deste caracter é obrigatória e ele indica o inicio do bloco principal do programa; este bloco é obrigatoriamente terminado por uma chaveta (linha 8). Tudo o que for escrito dentro deste bloco corresponde ao conjunto de instruções do programa e qualquer instrução feita fora deste bloco é considerada como inválida caso ela não esteja incorporada