SETOR PEDRO LUDOVICO
SETOR PEDRO LUDOVICO
SITE RMTC
Setor Pedro Ludovico: berço da região Sul de Goiânia
Um dos bairros mais antigos de Goiânia, local de destaque por comércio diversificado, empresas, segmentos industriais, edifícios residenciais de arquitetura urbana e luxuosa e várias linhas do transporte coletivo. Você está convidado a conhecer esse bairro tão cheio de história.
Setor Pedro Ludovico: um dos bairros mais antigos da capital
O Setor Pedro Ludovico foi fundado após a divisão da fazenda Macambira, com o objetivo de abrigar pessoas que vinham das outras regiões do Brasil e não tinham condições financeiras de morar no Centro ou em Campinas. O bairro inicialmente foi chamado de Macambira, mas depois recebeu o nome de Pedro Ludovico, em homenagem ao fundador de Goiânia. Na época de seu surgimento, a área do atual bairro abrigava também o que hoje corresponde ao Setor Marista.
Até 1954, a região era uma invasão e não possuía infraestrutura, como água encanada e energia elétrica. Para ir até a área central da cidade, os primeiros moradores do Pedro Ludovico tinham que embarcar em uma jardineira, um pequeno e antigo ônibus com capô similar ao de um caminhão. O comércio se resumia a um mercado construído com tábuas, onde os moradores faziam suas compras.
Apenas em 1957 começou o processo de urbanização e assentamento das famílias. Mas o desenvolvimento efetivo do Setor Pedro Ludovico só começou em 1976, com a construção do Terminal Isidória. A partir de 1980 a região conquistou grandes melhorias na infraestrutura e em 1985 o bairro foi asfaltado.
Mantendo-se fiel à história, o bairro resiste ao processo de desenvolvimento e verticalização, mantendo muitas casas térreas, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Muitas pessoas passam pelas agências bancárias, lojas, escolas e restaurantes da região, outros correm atrás da boa forma e da saúde na pista do Parque Arreião e do Jardim Botânico. No mês de junho, o setor Pedro Ludovico também abriga a festa de Santo