ATPS DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO 1111
Centro de Educação a Distância – Polo Acaraú
Atividade Prática Supervisionada
Desenvolvimento Econômico
Acaraú – CE, 01 de junho de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL 4
3. ETAPA 02 – DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DO BRICS 9
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 19
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 20
1. ETAPA 01 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL
Ao longo do tempo e com o advento do capitalismo, intelectuais de várias áreas têm discutido o conceito de desenvolvimento econômico. Entre estes não há uma definição universalmente aceita, mas, para a maioria deles trata-se da relação direta entre desenvolvimento e produção.
É indubitável que o desenvolvimento econômico é uma característica do sistema capitalista, já que só neste é possível se falar de acumulaçãode capital, salários e aumento sustentado da produtividade. Alguns autores o definem como um processo de sistemática acumulação de capital e deincorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado daprodutividade ou da renda por habitante e, em conseqüência, dos salários e dos padrões debem-estar de uma determinada sociedade.
Vale ressaltar, que justamente por ser uma característica do capitalismo não se pode universalizar o desenvolvimento econômico. O autor Bresser Pereira (apud DAMASCENO, 2013) conceitua o desenvolvimento econômico como um “processo de transformação econômica, política e social, por meio do qual o crescimento do padrão de vida da população tende a tornar-se automático e autônomo”.
Desde a Revolução Capitalista odesenvolvimento econômico se tornou um objetivo político central das nações, de forma queo governo de um Estado só estará realmente sendo bem sucedido se estiver alcançando taxasrazoáveis de crescimento.
Em nosso país o capitalismo veio atrelado ao processo de industrialização que foi marcado na década de 80 pela abolição da escravatura e adoção do trabalho assalariado,