Trabalho peps
Método de Avaliação dos Estoques
A avaliação dos estoques determina que sejam incluídos nos custos do produto os custos de compra, levando em conta os descontos e bonificações relacionadas à compra. Isso reflete no lucro final, que será registrado na contabilidade.
Quanto maior for o estoque avaliado, maior poderá ser o lucro, e quanto menor o estoque, menor será o lucro, e conseqüentemente, o prejuízo aumentará.
Considerando os fatores que variam o preço de uma mercadoria, como transporte, inflação, troca de fornecedores, é preciso também selecionar o melhor método para avaliar os estoques. Os métodos mais comuns são:
PEPS
UEPS
CUSTO MÉDIO
PEPS (Primeiro Entra, Primeiro Sai)
Também conhecido como FIFO em inglês, funciona da seguinte maneira: no ato da venda de determinado produto, será dado baixa de acordo com a entrada mais antiga do estoque, seguindo o raciocínio de que se compra as primeiras unidades produzidas e se vende as primeiras unidades compradas.
O método é utilizado até que se esgote o lote mais antigo, passando para o segundo lote mais antigo, e assim por diante.
Vantagens: representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais, especialmente quando estes estão sujeitos a deterioração, decomposição, mudança de qualidade, etc.
Desvantagens: será preciso controlar vários lotes para saber sempre o custo do mais antigo, e a tendência é de que sempre as primeiras compras possuam um custo mais baixo e com o decorrer do tempo o valor das compras aumentem em valor devido à inflação. Nesse caso, haverá um custo mais baixo e um lucro maior, fazendo com que a empresa pague mais impostos.
Abaixo segue um exemplo de como seria o método PEPS:
UEPS (Ultimo Entra, Primeiro Sai)
Em inglês LIFO, funciona quase igual ao PEPS, com a diferença de que é usado o custo do ultimo lote comprado para formular o preço final de venda. Ou seja, o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado