Como fazer resenha
X a.C Primeiros povos: Italícos com Latinos e Sabidos.
- Latinos viviam sobretudo de pastoreiro
VIII a.C - Monarquia - União dos latinos contra os sabidos
A união de aldeias por pastores latinos está na origem da cidade de Roma. Nos primeiros tempos de monarquia, a cidade de Roma era apenas o local onde ficava os templos religiosos e onde os chefes das famílias se reuniam para discutir assuntos de seu interesse.
600 a.C
Os Etruscos se estabelecem em Roma
- Comerciantes e prestadores de serviço.
Aos poucos conquistaram o poder, até conseguir o governo da cidade.
Durante o governo dos Etruscos:
Roma prosperou e foi modernizada: drenaram-se pântanos, construíram-se redes de esgotos, altas muralhas e uma ponte ligando as duas margens do Rio Tibre. Roma tornou-se de aldeias, para uma cidade, protegida por uma muralha.
Etruscos: Eram bons construtores , em contato com eles os romanos assimilaram conhecimentos de engenharia, o uso do arco e da abóbada nas construções e crença que era possível conhecer a vontade dos deuses através da adivinhação.
Sociedade na monarquia – 4 grupos sociais
Patrícios - Descendentes das famílias mais antigas da cidade, eram donos das maiores e melhores terras e os únicos a possuir direitos políticos.
Plebeus – Formavam a maioria da população, trabalhavam como pequenos agricultores, artesãos ou mercadores. Não participava do governo, e podiam ser escravizados.
Clientes – Pessoas que prestavam todo tipo de serviço aos patrícios em troca de auxilio. (comida, roupa, moradia) e proteção.
Escravos – Prisioneiros de guerra; pessoas que não saldavam suas dividas ou que haviam sido condenadas pela justiça. Havia um pequeno número.
Política na monarquia
Rei – maior autoridade da cidade, mas não governava sozinho. Havia o Senado (formada pelos os chefes das principais famílias patrícias e assembléia composta por soldados de até 45 anos.
O cargo de rei não passava de pai para filho, o Senado escolhia e