Como fazer uma resenha
A resenha pode ser de um acontecimento, de um jogo de futebol, de um texto ou de um filme. Sempre com uma intenção previamente definida, delimita-se o que será abordado e filtra-se apenas o que é importante sobre o objeto de acordo com a finalidade da resenha.
A resenha descritiva não possui nenhum julgamento de valor e nenhuma crítica, o resenhador observa e depois relata sobre tal objeto.
Indicações rápidas para a Resenha Descritiva:
➢ 1° informações sobre o objeto resenhado (Local, data, duração, tema);
➢ 2° informações seletivas sobre o objeto.
➢ Sem nenhum julgamento ou apreciação.
A resenha crítica só é elaborada depois de o conteúdo ter sido muito bem estudado e entendido, pode-se dizer que uma boa resenha vem depois de todo o processo desenvolvido para a elaboração do fichamento e do resumo. Permite comentários e opiniões críticas, com julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra. Deve-se resumir as ideias da obra, avaliar as informações nela contidas e a forma como foram expostas. É importante justificar a avaliação realizada.
Indicações rápidas para a Resenha Crítica:
1. Referência bibliográfica completa (ABNT)
2. No primeiro parágrafo a apresentação do texto:
➢ Qual é o texto?
➢ Quem é o autor?
➢ Com que propósito tal texto foi escrito?
➢ Que tipo de texto é este?
➢ Para que leitor foi escrito?
A partir destas questões deve-se formular um parágrafo coeso com informações sobre a obra resenhada. Aproximadamente cinco linhas.
3. Resumo:
Em um novo parágrafo apresenta-se uma exposição sucinta das ideias que se considera serem as mais relevantes do texto. Aproximadamente cinco linhas.
4. Crítica:
Este é o parágrafo mais importante da resenha, o que a diferencia do resumo, é também um ótimo momento para o aluno exercitar sua criticidade, ou para começar a ler o mundo de forma crítica. Neste momento, discorre-se sobre a análise tanto da forma como do conteúdo e