TRABALHO PDCV
1. DESENVOLVIMENTO
2.0 Desenvolvimento Físico Na segunda infância, as crianças tornam-se mais finas e compridas. Elas precisam de menos sono do que antes e tendem mais a desenvolver problemas de sono. Aperfeiçoam suas capacidades de correr, saltar e arremessar bolas. Também melhoram sua capacidade de amarrar os cadarços (com laços em vez de nós), desenhar com lápis (sobre papel em vez de nas paredes) e servir cereais (na tigela, e não no assoalho); também começam a demonstrar preferência pela mão direita ou esquerda.
Crescimento e Mudança Corporal Em torno dos 3 anos, as crianças começam a assumir a aparência delgada e atlética da infância. A medida que se desenvolvem os músculos abdominais, a barriga redonda de antes se comprime. O tronco, os braços e as pernas tornam-se mais compridos. A cabeça ainda é relativamente grande, mas as outras partes do corpo continuam aumentando, fazendo com que as proporções corporais tornem-se mais semelhantes às de um adulto.
A marca sobre a parede que indica a altura de Eve aos 3 anos está um pouco acima de 94 cm do chão, e agora ela pesa mais do que 14 kg. O irmão gêmeo dela, Isaac, como a maioria dos meninos dessa idade, é ligeiramente mais alto e pesado e tem mais músculo por quilo de peso corporal, ao passo que Eve, como a maioria das meninas, tem mais tecido gorduroso. Tanto meninas como meninos costumam crescer de 5 a 13 cm por ano durante a segunda infância e adquirem de