Trabalho PDCV
CURSO DE PSICOLOGIA
APS – OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA
CAMPUS PINHEIROS
São Paulo- 2015
SALA 63
Sumário
INTRODUÇÃO 2
1.Desenvolvimento Físico 3
1.1 Desenvolvimento Cognitivo 3
1.2 Desenvolvimento Afetivo 4
2.Relatório de Observação 5
3.Comparação - Parte Teórica e Observação 5
Conclusão 6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer um apanhado geral sobre a primeira e segunda infância, e as etapas do desenvolvimento neste ciclo. Para tal tomamos como referência a obra de Papalia: Desenvolvimento Humano.
Para a construção do trabalho observamos uma criança de cinco anos, que se enquadra na segunda infância do ciclo vital do desenvolvimento humano. Com base na observação apresentamos uma análise da dentro de três aspectos: Desenvolvimento Cognitivo, físico, afetivo e suas respectivas características.
Observação de criança – Segunda Infância – de 3 a 6 anos
1. Desenvolvimento Físico
O desenvolvimento das crianças varia de uma para outra. Mas a descrição abaixo geralmente é verdadeira para crianças de 3 e 6 anos.
Nessa fase as crianças começam a desenvolver a coordenação dos músculos maiores, como correr e pular. O desenvolvimento das áreas sensoriais e motoras do córtex, permite melhor coordenação entre o que as crianças querem e sabem fazer. Ainda assim, elas têm a falta de um firme senso de equilíbrio que fazem parte da coordenação dos músculos mais finos.
Nessa idade são extremamente ativas, por esse motivo, elas se cansam rapidamente, mas logo se revigoram após um breve descanso.
Elas são curiosas e gostam de explorar o ambiente, assim podendo melhorar o seu conhecimento. Também possuem uma capacidade limitada de ouvir e compreender sem a ajuda de exemplos visuais. São mais choronas e possuem mais facilidade de expressar o que está sentido sem vergonha de expor seus sentimentos.
As habilidades motoras e refinadas como abotoar camisas e