Considera es Est gio II
No estágio supervisionado você pretende por em prática o que estuda na teoria. Mas, ao entrar em sala de aula você se depara com uma realidade totalmente diferente. Pude observar que os professores são ou estão desestimulados, por culpa da sociedade que não dá o devido reconhecimento que esse profissional merece; a maioria dos alunos são desinteressados, muitas vezes desrespeitam o professor e passam aula toda atrapalhando; o tempo para ministrar as aulas é curto, o que não dá para abordar todo o conteúdo previsto naquela série e muitas vezes a escola não oferece toda estrutura necessária para um bom processo de ensino-aprendizagem. Soluções para problemas como a falta de entusiasmos dos professores, seriam: Reduzir o número de alunos nas salas de aulas, assim melhoraria o processo de ensinoaprendizagem e o docente teria maior facilidade de atender a cada um individualmente; Dispor de recursos didáticos e de um ambiente adequado para utilizá-los; Melhoria do salário, para que o professor na precisasse trabalhar em mais de uma escola, assim, utilizando seu tempo vago para planejar e preparar as aulas, corrigir as atividades e se qualificar.
Essa experiência foi muito importante para a minha formação como docente. Não tive dificuldades com os conteúdos, nem com a interação professor-aluno. Pude perceber a grande dificuldade que a maioria dos alunos tem com a Matemática e como eles acham que é um “bicho papão”. Muitas vezes a culpa está no professor, que apresenta ao aluno uma disciplina apenas abstrata, esquecendo de mostrar sua importância e as aplicações no cotidiano. Portanto, é importante trabalhar essa disciplina de forma contextualizada, no que diz respeito às práticas sociais e a outras áreas do conhecimento.
Aprendi que o professor como mediador do conhecimento tem que se impor em sala de aula, dominar bem o conteúdo, respeitar os alunos, ser interativo, comunicativo e dinâmico. Aprendi também que o professor tem que respeitar o