trabalho noturno
Em busca de melhores salários, muitos brasileiros optam pelo trabalho noturno. Tal hábito pode gerar um alto custo social para o país. Segundo estudos realizados com trabalhadores de diversos ramos de atividades,constatou-se que 40% deles tem distúrbios de visão e a metade deles tem o dobro do risco de perder a visão.Outros tipos de doenças que esses trabalhadores desenvolvem durante o tempo de trabalho ou até mesmo alguns anos depois são:
-Aumento de batimentos cardíacos e pressão arterial;
-Ganho de peso(obesidade),glicemia e colesterol alto;
-Azia, dores abdominais, constipação e flatulência;
-Estas acima podendo se agravar chegando a uma gastrite crônica ou úlcera ;
-Doenças cardiovasculares e coronarianas em virtude da ingestão de bebidas cafeinadas,consumo de álcool e o hábito de fumar.
A redução no tempo total de sono faz com que o trabalhador não passe por todas as suas fases, o que provoca alterações no ritmo biológico, sonolência no trabalho, perda de memória, diminuição do processo cognitivo e dos reflexos.Fica mais exposto a acidentes ocupacionais, ao estresse e a fatores emocionais.Até mesmo na relação social esses profissionais tem maiores problemas, pois trabalhadores noturnos se divorciam mais dos que aqueles que têm jornada diurna. A dificuldade de conciliar seus horários com os da família, a necessidade de dormir de dia e a maior irritabilidade provocada pelo sono são alguns dos motivos.
Dicas para prevenção de possíveis prejuízos a visão e demais problemas: · Descansar a vista olhando para o infinito por 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador.
· Procurar piscar voluntariamente.
· Estender os braços na altura do ombro, colocar os polegares para cima e mudar rapidamente o foco entre as unhas dos polegares. · Escurecer ao máximo o quarto antes de dormir para estimular a produção de melatonina que reduz o cortisol e adrenalina.
· Incluir na