SPED - A NOVA GERAÇÃO DA CONTABILIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFº. MARCELA FERREIRA
Elaborado por:
BARBARA SANTOS BASTOS
TRABALHO DE METODOLOGIA – P1
Rio de Janeiro
09/2013
SPED - A NOVA GERAÇÃO DA CONTABILIDADE
Os registros contábeis nasceram na pré-história com a utilização de instrumentos primitivos, através da escrita hieroglífica mostrando que controlar e registrar o patrimônio é da cultura da Civilização Humana e não só de Entidades Empresariais.
Conforme o tempo foi passando, a Contabilidade evoluiu e começou a utilizar ferramentas e técnicas mais modernas, como os manuscritos em papel, sendo substituído pelo surgimento da máquina datilográfica, que tempos depois cedeu lugar a tecnologia (informática) que é usada atualmente.
Hoje vivemos a Era da “TI” (tecnologia da informação), fazendo com que o cenhecimento possa ser transmitido em questão de segundos de uma ponta a outra do mundo. Os computadores, juntamente com sistemas informatizados; internet e softwares ofereceram facilidades aos profissionais da área Contábil, tornando os processos mais rápidos e seguros evitando falhas e proporcionando maior eficácia das informações.
Esse avanço alcançou a Contabilidade, tornando a integração entre os registros das escrituras contábeis e seus usuários (internos e externos), maior e melhor; e atingiu as empresas, o que trouxe mudanças que impactam na forma como estas são estruturadas, operam, comercializam e inter-ralacionam com outras.
O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), instituído pelo Decreto nº 6.022/07 participando do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
O SPED representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas Governamentais: Federal; Estadual e Municipal; e é composto por grandes subprojetos:
ECD - Escrituração Contábil Digital - substitui a