BRINQUEDOTECA
O presente trabalho foi elaborado, com o objetivo de levantar dados sobre a importância da brinquedoteca no desenvolvimento e aprendizagem de Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ji-Paraná. A maioria das escolas municipais não possui um espaço lúdico pedagógico e as professoras reclamam por não ter esse tipo de recurso. O espaço lúdico pedagógico oportuniza o acesso a grande variedade de brinquedos. O brinquedo traz alegria para a criança. O brincar favorece fantasias, lá ela descobre amigos, é um lugar cheio de história, músicas, desenhos e teatros. A brinquedoteca é um lugar prazeroso onde os jogos, os brinquedos e as brincadeiras compõem o cenário do ambiente. O espaço lúdico pedagógico na escola tem o intuito de constituir em um recurso facilitador de aprendizagem significativa.
Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.
Palavra-chave: Brinquedoteca. Educação infantil. Desenvolvimento e aprendizagem.
CONCEPÇÕES E OBJETIVOS EDUCACIONAIS ATUAIS SOBRE A BRINQUEDOTECA
“Brinquedoteca, espaço criado para favorecer a brincadeira. (CUNHA, 2001)”.
Nos últimos anos, a tecnologia e a ciência obtiveram avanços significativos sob todos os âmbitos, refletidos na sociedade atual. Mas, no que tange à infância e o desenvolvimento da criança, houve progressos e regressos. O brincar, por exemplo, faz parte e interfere no desenvolvimento das crianças, e progressivamente, estudiosos da área da Psicologia, da Pedagogia e outras ciências, reconheceram a relevância do brincar para o desenvolvimento global das crianças. Todavia, ocorreram regressos quanto ao espaço, tempo, objetos, condições de segurança, de liberdade e o convívio social que comprometeram as brincadeiras na fase infantil devido ao surgimento da modernidade e