Carboidratos
Este artigo ou se
(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde
Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo. Encontre fontes:
Google — notícias, livros , acadêmico —
Scirus — Bing . Veja como referenciar e citar as fontes.
Carboidrato são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio ,[1] podendo apresentar nitrogênio , fósforo ou enxofre na sua composição. Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética . Também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais , bem como em tecidos conjuntivos e envoltório celular de animais.
Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células .
Podem funcionar como sinalizadores celulares. Alguns carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, fazem parte da estrutura de nucleotídeos e dos ácidos nucleicos.
Conforme o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos .
[2]
Diihidroxi- acetona Estrutura
Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio , que geralmente seguem a fórmula empírica [C(H 2 O)] n , sendo n ≥ 3..
A proporção entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio é de 1:2:1. Contudo, alguns carboidratos não se ajustam a esta regra geral, como a manose, por exemplo, cuja fórmula molecular é
C 6H 12O 5 . Outros autores utilizam a fórmula empírica [C x(H 2O) y]. [3]
[Nota 1] . Podem ser poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas , isto é, possuem um grupo que pode ser aldeído ou cetona, respectivamente, e várias hidroxilas, geralmente uma em cada átomo de carbono que não