Tigres Asiáticos
Características
Os países chamados de "Tigres Asiáticos" são Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul, e estão em desenvolvimento com altas taxas de crescimento. A partir de 1960, esses países adotaram, processo de substituição de importação para bens de consumo não duráveis e, numa Segunda etapa, a exportação desses produtos. Na década de 70, o mesmo processo ocorreu para bens duráveis. As principais razões para o crescimento econômico foram o baixo custo da mão de obra e a produção em larga escala para exportações a partir dos anos 60.
Histórico
Desde meados da década de 1970 e 1980 algumas regiões da Ásia (Singapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan), vêm obtendo um alto índice de desenvolvimento econômico, superando suas expectativas e ganhando força e destaque no cenário da economia mundial. Por sua agressividade na área da economia e devido à sua localização, estas regiões ficaram conhecidas mundialmente como os Tigres Asiáticos.
O surgimento dos Tigres teve origem no rápido crescimento da economia japonesa que com reformas agrárias garantiu um aumento significativo na renda dos fazendeiros da região criando um mercado local oportuno para diversas fábricas. O crescimento do Japão serviu como pontapé inicial para que os países do Pacífico passassem a apresentar uma economia produtiva e dinâmica.
Objetivo
Integrar os países asiáticos, visando o fim das barreiras alfandegárias e desenvolver novas tecnologias no processo competitivo que toma conta do mundo atual.
Países Membros
Localiza-se na região Sudeste da Ásia. Fazem parte dos Tigres Asiáticos: Coréia do Sul, Formosa (Taiwan), Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia e Indonésia.
Comércio
O Japão e os Estados Unidos são os principais parceiros e investidores. Os Estados Unidos, em especial, abrem seu mercado para os produtos dos Tigres.
Principais Produtos de Exportação
Os principais produtos de exportações concentram-se nos produtos têxteis e eletrônicos (setor priorizado).