Tigres asiáticos
O primeiro revés da economia asiática se deu através da crise financeira asiática de 1997, onde a Coréia do Sul passou por um crash do mercado de ações enquanto Hong Kong caiu sob intensos ataques especulativos contra seu mercado de ações e moeda necessitando de intervenções no mercado feitas pela autoridade monetária de Hong Kong. Nos anos após a crise, todas as quatro economias se recuperaram fortemente. Coréia do Sul, a mais afetada dos tigres, conseguiu triplicar seu PIB per capita em termos de dólares desde 1997.
Claramente, a Ásia não está imune à crise financeira atual. Os mercados são muito mais voláteis, enquanto os spreads de crédito alargaram. Além disso, a desaceleração da economia dos EUA, sem dúvida, afeta negativamente o crescimento das economias asiaticas.
A experiencia dos tigres asiáticos de hoje é em flagrante contraste com a de um pacote anterior. No Japão, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan as taxas de crescimento subiram muito nos anos de 1960 e 1970 e a prosperidade aumentou rapidamente e desigualdades em relação a renda diminuíram muito. Isso pode ser provado pelo fato do coeficiente