Tigres asiaticos
Definição
O termo "tigres asiáticos" é usado para designar quatro países e territórios da Ásia: Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan (República da China) e Hong Kong (região administrativa da República Popular da China).
Contudo, os Tigres Asiáticos não formam um novo bloco econômico com bases institucionais constituídas, como a União Européia ou o Mercosul, mas isso não diminui a importância e a dinâmica do grupo quanto às questões econômicas, comerciais e políticas da região.
Características em comum
Estes países e territórios apresentam em comum o fato de terem obtido um rápido crescimento econômico e desenvolvimento industrial e tecnológico entre as décadas de 1970 e 1990. O termo "tigre" está relacionado com a forma agressiva e rápida que atuaram na economia.
Para conseguirem este rápido desenvolvimento usaram uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação, incentivos às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiro, forte participação na economia de mercado, inserção na globalização e grande oferta de mão-de-obra barata e disciplinada.
Com a estratégia adotada, conseguiram desenvolver produtos com tecnologia agregada e preços competitivos. Portanto, a economia destes países direcionou-se, principalmente, para o mercado externo. São países que apresentam altos volumes de exportação.
O modelo industrial destes países é caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceram nestes países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente ao mercado exterior.
Finalidade
Desenvolvimento econômico. Além do desenvolvimento econômico, atualmente, são considerados países que apresentam ótimos índices educacionais e sociais.
O momento, quantos começaram e quantos existem atualmente
O momento foi econômico. Conforme já mencionado, Começaram, na