Cidades maquiadas
Durante todo o meu tempo de vida assisti á muitas procissões. Antes da procissão, as calçadas e ruas por onde a procissão iria passar eram varridas. De modo que quando a procissão passasse tudo estava bonitinho e limpo. Daí resultou uma “pândega” doméstica, quando alguém saía para varrer o pátio e só varria a frente da porta da cozinha alguém dizia: “poxa tu só varreste por onde vai passar a procissão”.
É o que o governo está fazendo hoje no Brasil em função da copa, está varrendo apenas onde vai passar a “procissão da copa do mundo” isto é, estão sendo cuidadas as capitais da copa, será que estão sendo cuidadas? E nós outros que não temos copa? Que fantasia é essa que vem aí de mostrarmos para o mundo uma infraestrutura que não é a nossa do cotidiano.
Faz pouco tempo que começou o ano letivo para muitas escolas públicas, e algumas começaram atrasadas, pois as escolas estão depredadas e sem condições. E isso vale para muitas outras questões da cidadania, sem falar na coisa surrada e velha de não possuirmos saúde para as populações mais carentes. Se alguém duvidar disso, está feito o desafio. Vamos sair para uma inspeção á qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer capital brasileira.
Então nos fundamentais da cidadania, nada está sendo tocado de imediato para que possamos ter um amanhã melhor. Mas onde vai passar a procissão os garis do governo estão tentando nos passar a conversa de que tudo vai bem, mas será que um correspondente internacional se deixa levar pelo “canto da sereia” que pode atender por outro nome.
As cidades sede estão sendo maquiadas e nós que não temos nada há ver e mesmo o povo das cidades sedes tem a sua cidadania atendida? Claro que não. Vem aí a grande farsa que vai terminar em uma “quarta-feira de cinzas” e aí é para todos os brasileiros, terminada a copa, juntando o que sobrou vai sobrar muito pouco para a cidadania mas teremos “passado a perna” pro pessoal lá de fora.