TRABALHO - Nas pesquisas sobre Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional podemos observar duas tendência
DISCIPLINA: Administração e Sistemas Integrados de Gestão
PROFESSOR:
NOMES:
Nas pesquisas sobre Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional podemos observar duas tendência, a primeira demonstra que podemos conduzir o assunto de forma a transformarmos o ambiente de trabalho num local mais moderado, já na segunda podemos esta caminhando para o controle estatístico. Quem por pratica adquiriu habilidade para o trato das questões de SS&O deve conhecer e se inteirar do assunto para contribuir de forma que o mesmo não se resuma no vazio.
Um fato que pode contribuir para a banalização desta ferramenta são as copias desmedidas de documentos sem observação dos contextos ou aplicações praticas.
Para compreender as ambiente das questões de SS&O no Brasil é importante conhecer a história e refletir como estaríamos sem medidas como o SESMT ou as NR’s. Nesta historia observasse um sistema concebido quase a força bruta num ambiente onde os direitos são sinônimos de conquistas e os deveres se resumem há si. Neste contexto veem-se alguns especialistas dilatando os deveres e postergando os fundamentos.
Não é novidade que um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional estruturado esta em falta. Porém algumas empresas de grande porte saíram na frente e fundamentalmente por terem uma cultura amadurecida conseguem manter um sistema coerente.
É natural que para um processo de evolução faz-se necessário banir a cultura de cópia de documentos e considerar as especificidades de cada situação.
Podemos observar na questão das Normas de Qualidade que sendo implementadas em países onde a qualidade do produto foi aliena a qualidade a qualidade de vida no trabalho, o esforço para esta implementação baseia-se apenas na sistematização dos processos o que é impossível em locais onde a cultura de produção muitas vezes não valoriza a saúde do empregado.
O que realmente se observa no Brasil são empresas que