ferramentas
O mundo globalizado é, cada vez mais, uma realidade nas pequenas empresas, e estas vêm apostando de modo mais intenso na implantação das ferramentas de gestão, quer na adoção de tecnologias de informações e na implantação de modernos processos administrativos quer no desenvolvimento de competências gerenciais do seu quadro funcional, visando uma estrutura mais ampla e diversificada para enfrentar os crescentes desafios do mercado atual aliados às constantes instabilidades do mercado.
As ferramentas de gestão estrategicamente elaboradas são sempre utilizadas quando as ações a respostas de concorrentes podem afetar seriamente o resultado desejado do negócio. A importância do desenvolvimento dessas ferramentas serve para aumentar a produtividade e contribui com a competitividade nas empresas. Nesse trabalho, entende-se que as ferramentas de gestão envolvem o desenvolvimento, operacionalização e implementação de planos, ações, táticas, padrões, posicionamento e perspectivas. Ou seja, caminhos seguidos pelo pequeno empresário no planejamento, criação, programação, implantação, organização, comando, coordenação e controle da empresa. Sendo que, as empresas que não utilizam essas ferramentas têm a dificuldade em desenvolverem novas estratégias, dentre as quais há falta de recursos humanos capacitados, há a falta de métodos a serem utilizados e há um alto índice de complexidade das relações em manter-se no mercado.
A importância da utilização das ferramentas de gestão nas micro e pequenas empresas é desencadear estudos e pesquisas que busquem correlacionar a competitividade nas empresas que utilizem as ferramentas e as que atuam sem a utilização adequada e sem planejamento das mesmas. Para estas, a falta de competitividade está relacionada, entre outras causas, à baixa pratica gerencial de ferramentas que possibilitem às organizações praticá-las adequadamente no gerenciamento de tecnologias necessárias à atividade fim. E para as que praticam mostrar os