Gestão SMS
GESTÃO DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
1. RESUMO
Os Sistemas de Gestão têm se mostrado cada vez mais presentes nas organizações. A busca pela excelência na Gestão em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), passou a ser uma meta estratégica para as empresas que pretendem garantir participação em um mercado cada vez mais competitivo. A metodologia utilizada, para elaboração deste trabalho, baseia-se na revisão bibliográfica de material já publicado, de livros, artigos e materiais disponibilizados na Internet.
Palavra chave: gestão de SMS, organização, meio ambiente, segurança, saúde, colaboradores, competitividade e análise de risco.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O processo de globalização da economia mundial, experimentado pelas organizações a partir da década de 90, fez surgir um novo cenário de forças competitivas.
Com isso, a direção das organizações ampliou a gestão sobre os seus negócios, não focando somente o produto, mas atentando para os seus colaboradores, para a sua saúde física e proporcionando condições de trabalho em ambiente seguro.
Segundo pesquisa da Previdência Social, em 2011 foram registrados 711.164 acidentes e doenças do trabalho, entre os trabalhadores assegurados. E este número, que já é alarmante, não inclui os trabalhadores autônomos (contribuintes individuais) e as empregadas domésticas. Estes eventos provocam enorme impacto social, econômico e sobre a saúde pública no Brasil.
Além do requisito segurança e saúde, as organizações passaram a ter também uma maior e crescente conscientização com as questões do meio ambiente. Passando a adotar uma atitude proativa ou compulsória, com o objetivo de realizar investimentos, visando compensar e minimizar o impacto causado no meio ambiente, na execução das suas atividades operacionais. E enxergaram que com essa atitude, teriam