Trabalho nado costas
É um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportistas de natação. Caracteriza-se, como o próprio nome sugere, pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, os braços se alternam continuamente um em relação ao outro com a recuperação se dando fora da água, batida rápida de pernas realizada num plano vertical e está sincronizada com os movimentos dos braços.
HISTÓRICO:
Este nado surgiu após o nado crawl. Não se sabe ao certo, quando o homem começou a nadar de costas. Sabe-se que em 1794 Oronzio de Bernadi descreveu um estilo com braçadas de costas. Mas somente a partir de 1912, os nadadores começaram a praticar o nado com mais velocidade. O mérito dessa evolução cabe ao nadador norte americano Harry Hebner , que venceu os cem metros nos jogos de Estocolmo, na Suécia, em 1912, utilizando-se de uma nova maneira de bater os pés.
EVOLUÇAO:
O nado costas evoluiu do nado peito invertido, inicialmente praticado com braçadas simultâneas;
De 1930 a 1960, os nadadores praticantes do nado de costas usavam o estilo da braçada submerAtualmente o nado costas é bem parecido com o nado crawl, mas só que realizado em decúbito dorsal;
Atualmente o nado costas é bem parecido com o nado crawl, mas só que realizado em decúbito dorsal;
Este nado pode chegar a ter três fases propulsivas, enquanto o crawl possui duas.
REGRAS:
SW 6.1 – Antes do sinal de partida, os competidores devem alinhar-se na água, de frente para a cabeceira de saída, com ambas as mãos colocadas nos suportes de agarre. Manter-se na calha ou dobrar os dedos sobre a borda da calha é proibido.
SW 6.2 - Ao sinal de partida e quando virar, o nadador deve dar um impulso e nadar de costas durante o percurso exceto quando executa a volta, como na SW 6.4. A posição de costas pode incluir um movimento rotacional do corpo até, mas não ultrapassando os 90º da horizontal. A posição da cabeça não é relevante.
SW 6.3 - Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfície da água