Trabalho de Natação - Nado Costas
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 1° PERÍODO
GABRIEL HENRIQUE FERREIRA ALMEIDA
JHONATA VINICIUS TRINDADE
STÊNIO LUCAS DE OLIVEIRA
WILLIAM ANTÔNIO DOS SANTOS
NADO COSTAS
LAVRAS
1° SEMESTRE
2014
GABRIEL HENRIQUE FERREIRA ALMEIDA
JHONATA VINICIUS TRINDADE
STÊNIO LUCAS DE OLIVEIRA
WILLIAM ANTÔNIO DOS SANTOS
NADO COSTAS
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Educação Física da Faculdade Presbiteriana Gammon como requisto parcial da disciplina de Esportes Aquáticos, sob orientação da Prof. Dra. Cintia Campolina Duarte Rocha da Silva
LAVRAS
MAIO 2014
CONTEÚDO
INTRODUÇÃO
Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.
Nado costas é um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportivas de natação. Caracteriza-se pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, batida rápida de pernas e braçadas alternadas.
1- HISTÓRIA DA NATAÇÃO
A natação é conhecida desde a pré-história, o registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odissea, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst).
A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo de bruços.