Natação
Natação
Trabalho no âmbito da disciplina de Educação Física
Nair Sousa, Nº21
10ºD
Introdução
A natação é tão antiga como o homem. Desde o início dos tempos, foi necessário nadar para se locomover, atravessar rios, lagos e mares em busca de abrigo e alimentos. A natação só começou a ser organizada no século XVII, no Japão, onde o Imperador determinou que ela fosse ensinada e praticada nas escolas, mas como o Japão era um país fechado, isso não se propagou ao resto do mundo. Foi em Inglaterra, em 1837, que a natação foi organizada como competição pela primeira vez, quando foi fundada a Sociedade Britânica de Natação. No início, o estilo adoptado pelos atletas era bruços. Na década de 1870, J. Arthur Trudgeon, um instrutor inglês de natação, viajou para a América do Sul e observou um estilo alternativo de se nadar. Ele levou o novo estilo para a Inglaterra, onde era chamado “trudgeon”, hoje, conhecido como crawl com pernas tesoura.
A natação é um dos desportos nobres das Olimpíadas, ao lado do atletismo. Sempre foi um desporto olímpico, desde a primeira disputa em Atenas, 1896. Naquele ano, apenas os estilos livres (crawl) e bruços foram disputados. O estilo costas foi incluído nos Jogos de 1904, já omariposa, surgiu como evolução do bruços, na década de 1940.
Natação: O que é?
A Natação é o acto de propulsão e auto-sustentação na água com movimentos combinados de braços e pernas que foi aprendido pelo homem através do instinto ou observando os animais. É considerada um dos exercícios mais completos da actualidade, a ponto de exceder o simples divertimento ou a prática desportiva, para ser utilizado com finalidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares e tratamento de problemas respiratórios. Além disso, é importante como actividade física para manutenção da saúde e como meio de defesa contra afogamentos ou em operações de salvamento. Basicamente, Natação é a capacidade do homem e de outros animais de