Fundição utilizando moldes de areia.
Fundição utilizando areia verde: O método mais tradicional utilizado em fundição é o de moldes de areia. Este processo consiste em assentar o modelo na areia, de forma a se obter a forma da peça a ser fundida no molde. Essa areia é disposta em caixas utilizadas em fundição. No molde em areia são também colocados os machos. Após a solidificação do metal ou liga no estado líquido vazado, o molde e os machos são quebrados. São também cortados os massalotes e canais de alimentação e feita a rebarbação.
A moldagem em areia pode utilizar dois tipos de areia: a areia comum ou a areia sintética.
Dentre as areias comuns está a areia verde. A areia verde é composta essencialmente de areia silicosa, de argila e de água. A areia sintética tem a seguinte composição em porcentagem em peso: 80% de areia, 16% de argila e 4% de água. As areias de fundição são preparadas em misturadores, onde inicialmente são adicionados os componentes secos e posteriormente a água até a total homogeneização da mistura. Essa areia é colocada ou montada sobre o modelo, colocado na caixa de moldar. Na areia para confecção de machos são também adicionados aglomerantes como silicato de sódio, cimento, resinas etc. A areia utilizada nos processos de fundição é reaproveitada. Após a fundição a areia passa por um peneiramento e em seguida é levada novamente para o misturador.
Quando se deseja melhor acabamento e estabilidade dimensional pode ser utilizada areia seca. Essa areia contem aditivos orgânicos para melhorar suas propriedades. Os moldes são secos em estufas em temperaturas que variam de 150 a 300ºC. Para peças médias e grandes, a moldagem em areia e cimento pode ser a mais adequada. Sua composição em porcentagem em peso é de 90% de areia silicosa, 10% de cimento portland e 8% de água.
Outro processo de fundição que utiliza areia é o processo com CO2. Esse processo consiste na passagem de CO2 pela areia compactada e aglomerada com silicato de sódio. O