Fundição Metais
Introdução
Os objetos em metal mais antigos conhecidos até agora datam de 10.000 anos A.C. Eram pequenos enfeites feitos de cobre nativo e batidos no formato desejado. No período de 5.000 a 3.000 A.C. apareceram os primeiros trabalhos com cobre fundidos sendo os moldes feitos de pedra lascada. Na seqüência inicia-se a Era do Bronze.
O processo de fundição de ferro tem lugar na china em 600 A.C., sendo que o processo de fundição em aço é bem mais recente, em 1740, atribuído a Benjamin Huntsman da Inglaterra.
Apesar do processo de fundição ser tão antigo, novas tecnologias continuam a surgir. A intenção neste trabalho é dar uma introdução aos métodos mais usados na fundição de ferro e aço, e que podem também, num geral, serem usados com qualquer metal.
Estatísticas
-produção de fundidos:
-Pessoal empregado
- Exportações do Brasil, que é o 8º produtor de fundidos. (mil dólares)
Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida. A peça produzida por fundição pode ter as formas e dimensões definitivas ou não. Em muitos casos após a fundição, a peça é usinada para serem feitos ajustes dimensionais ou mesmo conformada mecanicamente (por exemplo, ser forjada), para que as formas e dimensões finais sejam obtidas. A figura 1 ilustra o processo de vazamento de metal no estado líquido em um molde.
Em muitos casos os processos de fundição apresentam algumas vantagens em relação a outros tipos de processos de fabricação, como no caso da produção de peças complexas e com cavidade interna, como pode ser observado na figura 2, ou na produção de peças muito grandes.
Por outro lado, as propriedades mecânicas de peças fundidas geralmente são inferiores às propriedades de peças conformadas mecanicamente. Além disso, durante o