Trabalho mola
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Alessandro
Cristiana
Relatório da Verificação Experimental da Lei de Hooke
Prof. Luiz Augusto
São Leopoldo, outubro de 2008
1 INTRODUÇÃO
A lei de Hooke, a qual está diretamente relacionada a essa verificação experimental, é a lei da física relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação.
2 A LEI DE HOOKE
"A intensidade da Força elástica (Fel) é diretamente proporcional à deformação (x)".
Estando uma mola no seu estado relaxado e uma de suas extremidades mantida fixa, aplicando uma força (F) à sua extremidade livre, observa-se certa deformação. Ao observar esse fato, Hooke estabeleceu uma lei, relacionando força elástica (Fel), isto é, a reação da força aplicada, e a deformação da mola.
A Equação 1 está relacionada à força elástica:
[pic]
Equação 1
Onde:
Fel: Força elástica [N]
k: constante elástica: é uma constante positiva denominada constante elástica da mola, com unidade no S.I. de N/m. Essa constante traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. Quanto maior for a Constante Elástica da mola, maior será sua dureza. Unidade: [N/m]
x: deformação da mola [m]
OBS.: É importante ressaltar que o sinal negativo observado na expressão vetorial da Lei de Hooke, significa que o vetor Força Elástica (Fel), possui sentido oposto ao vetor deformação (vetor força aplicada), isto é, possui sentido oposto à deformação, sendo a força elástica considerada uma força restauradora.