Trabalho Elementos de Máquinas - Molas
ELEMENTOS ELÁSTICOS
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
VITÓRIA - 2013
Gabriel Ferrari, Gabriel Rocha e Vinícius Michalovzkey
ELEMENTOS ELÁSTICOS
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Elementos de Máquinas, oferecida pelo Instituto Federal do Espírito Santo para o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio.
Professor: Hilton Carlos da Silva
Turma: M08
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
VITÓRIA - 2012
1. INTRODUÇÃO
Os elementos elásticos são peças ou mecanismos que após sofrerem a ação de uma força, buscam voltar ao seu estado natural devolvendo a energia acumulada peça ação da força.
A mola é o principal elemento elástico. Elas sofrem deformação por meio de compressão, tração ou torção e são usadas para amortecer choques, reduzir ou absorver vibrações e tornar possível o retorno de um componente mecânico à sua posição primitiva.
Exemplos de locais onde se usam molas são: estofamentos, fechaduras, válvulas de descarga, suspensões de automóveis, relógios e alguns brinquedos.
2. FORMAS DE USO DAS MOLAS
As molas são usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia, amortecimento de choques, distribuição de cargas, limitação de vazão, preservação de junções ou contatos.
Armazenamento de energia
Nesse caso, as molas armazenam a energia recebida de uma força, fazendo com que ela volte ao seu estado natural e devolva a energia da força. Essas molas são utilizadas para acionar mecanismos de relógios, de brinquedos, de retrocesso das válvulas de descarga e aparelhos de controle.
Amortecimento de choques
As molas servem para amortecerem choques em suspensões e para-choques de veículos, em acoplamento de eixos e na proteção de instrumentos delicados ou sensíveis.
Distribuição de cargas
As molas distribuem cargas em estofamentos de poltronas, colchões, estrados de camas e veículos.
Limitação de vazão
As molas regulam a