Trabalho E Energia Mecânica Numa Mola Helicoidal Relatório
EIXO DE FORMAÇÃO GERAL
RELATÓRIO
Gabriel Oliveira dos Santos Silva
Lucas de Souza Novaes
Salvador/BA - 2015
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
EIXO DE FORMAÇÃO GERAL
RELATÓRIO
Relatório de Trabalho de Energia Numa Mola, realizado pelos alunos: Gabriel Oliveira, Lucas Novaes.
Salvador/BA – 2015
Trabalho e energia mecânica numa mola helicoidal
Definição:
Trabalho: na física, significa o quanto de energia se gasta para realizar certa operação. Na verdade o conceito de energia vem do trabalho, então é necessário definir trabalho de modo diferente. Notou-se que é mais que acelerar um corpo de 0 a 10 m/s, por exemplo, do que de 10 a 20 m/s, no mesmo intervalo de tempo, ou seja, com mesma aceleração, logo mesma força. Como o impulso é o mesmo, esse maior gasto de trabalho não deve-se ao tempo ou a força, logo deve-se a distância pela qual essa força foi desenvolvida.
Energia mecânica: o termo energia é conhecido de todos. Energia elétrica, fontes renováveis de energia, energia nos alimentos ( as calorias ), até conceitos místicos de energia. Existem dois tipos de energia, na mecânica, a energia é cinética, que está relacionada ao movimento, e a energia potencial, que está atrelada a capacidade de um corpo entrar em movimento.
Energia cinética: A energia cinética é postulada como EC = m . v² / 2. Logo quanto maior a massa, ou maior a velocidade, maior a energia associada a ele.
Energia potencial: Essa energia mede a capacidade que um corpo tem de entrar em movimento. Ou seja, nada mais é que a máxima energia cinética que um corpo pode atingir.
Objetivo:
Calcular o trabalho realizado por uma força ao distender uma mola helicoidal e analisar as trocas de energia num corpo que oscila numa mola helicoidal em torno de sua posição de equilíbrio.
Materiais utilizados:
01 – Tripé de sustentação;
03 – Pesos de massas com 50 g cada;
01 – Régua de 30 cm;
01 – Gancho lastro;
01 – Mola