Relat Rio Fisica 3
CARLA FERREIRA SANTOS RANGEL CRUZ
GABRIELA
JOEL LUCIO DOS SANTOS NETO
LEANDRO
NAYANE
RAVAN
SAMANTHA
O MHS NUM SISTEMA OSCILANTE MASSA E MOLA HELICOIDAL
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CARLA FERREIRA SANTOS RANGEL CRUZ
GABRIELA
JOEL LUCIO DOS SANTOS NETO
LEANDRO
NAYANE
RAVAN
SAMANTHA
O MHS NUM SISTEMA OSCILANTE MASSA E MOLA HELICOIDAL
Relatório Técnico apresentado a Universidade Salvador no Departamento de Engenharia e Arquitetura como avaliação parcial da disciplina Física III – Ondas e Calor. O experimento realizado envolve a temática de Oscilações.
Orientador: João Loureiro
SUMÁRIO
OBJETIVOS 4
INTRODUÇÃO 5
MÉTODO EXPERIMENTAL 8
RESULTADOS E DISCUSSÕES 9
CONCLUSÃO 10
APLICAÇÕES NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA 11
BIBLIOGRAFIA 12
ANEXOS 13
OBJETIVOS
O experimento realizado teve como objetivo geral capacitar o aluno para reconhecer o MHS (senoidal) e os seus termos, como movimento de um ponto material sujeito à ação de uma força restauradora proporciona à elongação. Determinar a constante de rigidez k da mola através da deformação elástica da mola sob a ação de massas conhecidas e as equações da velocidade e aceleração de uma MHS executado pelo oscilador massa mola helicoidal. Em seguida, teve como objetivo determinar uma elongação necessária para uma energia potencial elástica pré-determinada, dessa forma aplicando convenientemente a equação diferencial que define o MHS não amortecido.
INTRODUÇÃO
As teorias são de fundamental importância em cada etapa do trabalho, o seu conhecimento facilita bastante em cada experimento e a busca do sucesso nos resultados se torna mais fácil. Para iniciar os experimentos é necessário que se tenha, primeiramente, o conhecimento do que consiste o movimento harmônico simples.
Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas