Relat rio 5 FISICA GERAL 3
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL III
CURSO: Engenharia Mecânica PERÍODO: 4° Período
UNIDADE: Contagem
ALUNO: Marcos Cesar Guimarães da Silva
N° MATRÍCULA: 305224
PRÁTICA Nº: 5
MAPEAMENTO DE
CAMPOS ELÉTRICOS
Contagem
2013
OBJETIVOS
Mapear linhas de campo equipotenciais, obter linhas de campo elétrico e determinas o módulo do campo.
INTRODUÇÃO
1) O Campo Elétrico Uma carga elétrica puntiforme Q gera no espaço da sua vizinhança um campo elétrico . Sabe-se que o campo elétrico é uma grandeza vetorial. As linhas do campo elétrico em cada ponto do espaço da vizinhança da carga Q fornecem a direção e o sentido da força elétrica exercida pelo campo elétrico sobre uma carga positiva de teste q colocada neste ponto. A carga de teste pode ser real ou hipotética. Por outro lado, defini-se o campo elétrico por meio da força elétrica sobre a carga de teste q. Supõe-se que tal carga é positiva e de valor + q. A lei para a força entre cargas puntiformes que permite definir o campo elétrico é a lei de Coulomb cujo módulo é dado por:
O módulo do campo elétrico no ponto é definido pela razão entre o módulo da força no ponto e o valor da carga de teste q:
Assim, o módulo do campo elétrico E gerado pela carga puntiforme Q no ponto é proporcional ao valor da carga Q e é inversamente proporcional ao quadrado da distância da carga puntiforme Q ao ponto. A direção e o sentido do campo elétrico no ponto também são obtidos da lei de Coulomb: a direção está ao longo da reta que une a carga Q e o ponto e o sentido aponta para longe da carga Q se esta for positiva e para a carga Q se esta for negativa. A definição acima para o campo elétrico gerado pela carga puntiforme Q é uma definição local, ou seja, vale para o ponto. Uma imagem global do campo elétrico gerado no espaço da vizinhança de Q é obtida do esboço das linhas de campo elétrico. Para obedecer à lei de Coulomb, o número de linhas deve ser