Leite moça
O leite condensado foi criado pelo americano George H. Page, da Anglo Swiss Condensed Milk Co , quando tentando desidratar o leite e descobriu que antes de se transformar em pó, o leite virava leite condensado,seu produto foi patentiado em 1856, porem só em 1867, na cidade de Chan , na Suíça,que foi inaugurada a primeira fabrica de leite condensado. Em aproximadamente 1878, a sociedade Nestle iniciou a fabricaçao do leite condensado. Após muitos anos de concorrência, em 1905 houve uma fusão entre as duas empresas dando origem a Nestle and Anglo Swiss Condensed Milk Co,que tem até hoje em sua embalagem a figura de uma jovem camponesa suíça do século XIX,naquela época o leite condensado mais conhecido da európa era o La Laitiére, que significa “vendedora de leite”. Ao ser exportado, esse leite, a Nestlé procurou adaptar o nome de acordo com o idioma de cada região que era levado o produto, Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca LA LECHERA, e na língua inglesa MILKMAID.
Desde então a Nestlé realizou diversas fusões e incorporações, se tornando a maior indústria alimentícia e a maior especialista em nutrição do mundo, presente nos cinco continentes.
No final do século XIX em 1890, ocorreu no Brasil o primeiro carregamento de leite condensado, que devido ser um tempo de escassez de leite no pais, foi utilizado inicialmente ( reconstituído com água) como bebida, já que é um produto de fácil armazenamento e de longa duração. Sua comercialização foi realizada inicialmente na drogaria São Paulo, na rua São Bento, com o nome de Milkmaid, porem devido a dificuldade dos brasileiros em falar esse nome, eles começaram a chama-lo de o “leite da moça”, devido a ilustraçao da moça camponesa no rótulo.
[pic]
A Nestlé iniciou sua produção de leite condensado no Brasil em 1921, na cidade de Araras, no interior paulista, quando realizou a construção da primeira unidade industrial da empresa no pais e optou em utilizar uma referencia criada