Leite Moça
Conceito:
Movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
Introdução:
A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das ideias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.
Os Três Estados
Em fins do século XVII, a França contava com 28 milhões de habitantes. Cerca de 85% da população vivia no campo. A sociedade encontrava-se divida em três estamentos, conhecidos como estados ou ordens. O topo de pirâmide social era ocupado pelos integrantes do primeiro estado, constituído por cerca de 120 mil integrantes de Igreja Católica.
Cerca de 20% das terras perteciam à Igreja, cujo clero detinha numerosos privilégios, como o não pagamento de impostos, a isenção do serviço militar e o direito de julgamento em tribunais próprios. Ele dividia-se em alto clero - religiosos de origem nobre - e baixo clero, composto de padres e cônegos pobres.
Com status superior ao da maioria do clero, o segundo estado era formado pela nobreza, composta de cerca 400 mil pessoas. Faziam parte dela: família real; os cortesões - aristocratas que viviam na Corte - ; os nobres de toga, ou seja, burgueses que haviam comprado títulos de nobreza; e os descendentes das antigas famílias feudais (nobres de sangue), muitos dos quais residiam ainda em seus castelos. Os nobres também não pagavam impostos e viviam, principalmente, da exploração de trabalho dos camponeses que lavravam suas terras.
No