Trabalho sobre molas
(Nível Técnico)
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Trata-se de um elemento único ou uma associação de elementos (sistema) capaz de assumir notáveis deformações elásticas sob a ação de forças ou momentos, e, portanto, em condições de armazenar uma grande quantidade de energia potencial elástica. Os elementos característicos das molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade.
Flecha é a deformação sofrida pela mola sob a ação de uma determinada força, medida na direção da própria força. Tal conceito pode estender-se também a um elemento elástico sujeito a um binário, neste caso a força é substituída por um momento aplicado e a deformação retilínea pelo deslocamento angular.
Chamam-se características elásticas de uma mola os gráficos que exibem a variação da intensidade da força ou do valor do momento de reação em função da excursão (deformação) retilínea y ou angular . Geralmente as curvas representativas resultantes são curvas quaisquer, mas existem trechos cujos diagramas mantém-se, com grande aproximação, retilíneos e para os quais as expressões da força e do momento de reação em função das respectivas excursões y e podem ser postas sob a forma F = K.y ou M = K., onde nos dois casos K é o coeficiente angular dos considerados trechos retilíneos nos diagramas. O parâmetro K é chamado coeficiente de rigidez ou também simplesmente rigidez da mola.
De acordo com a natureza e os efeitos dos elementos elásticos componentes dos sistemas mecânicos, os relativos coeficientes de rigidez podem ser diferenciados em coeficientes de rigidez axial, flexional, torcional e de deslizamento.
Para um dado sistema elástico simples sujeito a uma determinada carga crescente, que provoca no sistema deformações elásticas que podem ser acumuladas, por exemplo simplesmente axiais ou flexionais com característica retilínea, o respectivo coeficiente de rigidez axial ou flexional do sistema é igual <numericamente> ao valor assumido pela força elástica de