Trabalho MKT
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANA PAULA GAMA
LEONARDO GUERREIRO
MARIA EDUARDA SOUZA
ANÁLISE DE MARKETING: TRIBOS
Rio de Janeiro
2015
Roteiro do trabalho
:
1. Perfil dos líderes e de seus seguidores:
Stéphanie Mracsanski: Não temos lideres, e Moda Lolita não é exatamente uma tribo, pois é apenas um estilo de se vestir. É apenas visual.
a. Dados psicográficos (estilo de vida, opiniões, interesses etc.).
Por se tratar de uma moda, os(as) seguidores têm personalidades e estilos de vida bem diferentes. Aspectos em comum que podem ser encontrados em boa parte dos integrantes são especialmente a “mente aberta” (por se tratar de um estilo alternativo, boa parte de quem se interessa pela moda são pessoas pouco conservadoras, defendem a diversidade das pessoas e a liberdade do comportamento). É possível encontrar um grande número de pessoas ligadas ao feminismo. Em questão de interesses, a grande maioria conheceu a moda por já se interessar por algo relacionado a cultura japonesa; seja a música, os animes/mangás ou cosplay. Algumas meninas também se interessam por costura, inclusive confeccionam as prórpias roupas. b. Dados demográficos (idade, sexo, renda, local onde moram etc.).
As idades também são bem variadas, existem integrantes desde os 12 anos até mais de 50. A média gira em torno dos 20/30 anos.
A predominância na moda é de meninas (por se tratar de uma moda feminina), mas a presença de homens também é perceptível, tanto usando lolita em si quanto estilos masculinos paralelos à moda Lolita.
A renda também é variada, mas por se tratar de uma moda cara e de difícil acesso
(especialmente de produtos importados) os integrantes são