TRABALHO NATURA
KAREN CARNEIRO DE OLIVEIRA
UNIANDRADE
ANÁLISE DE INDICADORES DA NATURA 2005-2010
Natura
A Natura foi fundada em 1969 por Luiz Seabra e Jean Pierre Berjeaut, o objetivo era fabricar produtos com substâncias naturais, A loja foi aberta na rua
Oscar Freire, em São Paulo. Em 1974, optou pela venda direta, utilizando vendedoras especializadas. A Natura passou a investir pesadamente em programas de qualidade e tecnologia e sustentabilidade que proporcionaram à um grande crescimento.
A Natura abriu seu capital em maio de 2004, obtendo R$ 768,12 milhões, através da venda de 25% de suas ações (VALOR ECONÔMICO, 27/5/2004).
Grande parte desse crescimento se deve ao investimento que a empresa realizou na criação de uma nova plataforma tecnológica baseada no uso sustentável da biodiversidade brasileira e em mudanças operacionais que envolveram fornecedores, parcerias com comunidades locais, ONGs, governos e o setor acadêmico (FERRO, 2006).
A Natura tem sido reconhecida pelo alto grau de inovação de seus produtos e valorização da prática de relacionamento. Pode-se afirmar que o crescimento da empresa tem sido guiado por duas visões muito fortes – a inovação e a sustentabilidade. Os índices constituem a análise mais empregada. Sua característica fundamental é fornecer visão ampla da situação econômica e financeira da empresa. Inicialmente, analisa-se a situação financeira separadamente da situação econômica; no momento seguinte, juntam-se as conclusões dessas duas análises.
Assim, os índices são divididos em índices que evidenciam aspectos financeiros e índices que indicam aspectos econômicos. Os índices financeiros, por sua vez, são divididos em índices de estrutura de capitais e índices de liquidez. Os índices econômicos são os chamados índices de rentabilidade.
Este trabalho tem como objetivo analisar econômica e financeiramente a situação da empresa Natura S.A, podendo assim avaliar sua real situação diante do mercado.
Análise dos Demonstrativos