Trabalho MKT
Com intuito de ampliar nossos conhecimentos desenvolvemos essa pesquisa de marketing social e marketing de causa. Nesse trabalho vamos discutir os conceitos, tipos e objetivos de cada uma, e durante os trabalhos buscamos aprofundar aos temas, como casos de empresa que utilizaram o marketing social ou de causa, com diferentes tipos de ações. O tema vem começando a ganhar força nos últimos anos, porém ainda falta a conscientização das empresas e das pessoas, e vamos diferenciar as diferenças entre marketing social e marketing de causa ao decorrer dos anos, e explicar como é a diferenciação atual.
1. Marketing social: Conceito
O primeiro conceito de marketing social surgiu em 1971, escrito pelos autores Philip Kotler e Gerald Zaltman. Segundo eles, o marketing social é o projeto, a implementação e o controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma ideia social num grupo-alvo. Os autores utilizam conceitos de segmentação de mercado, de pesquisa de consumidores, de configuração de ideias, de comunicações, de facilitação de incentivos e a teoria da troca, a fim de maximizar a reação do grupo-alvo (KOTLER e ZALTMAN, 1971).
Logo adiante, Kotler e Roberto (1989) conceituaram marketing social como a utilização de todas as ferramentas do marketing visando promover uma mudança de comportamento. Assim, este vem crescendo rapidamente, porém muitos autores, professores, executivos e profissionais de marketing estão entendendo seu conceito de forma errada. Para eles, esse marketing pode ser utilizado para agregar valor à empresa, no intuito de melhoria de competitividade e lucratividade através de projetos sociais, fugindo de sua ideologia inicial de mudança comportamental, porém isso era um pensamento da época que não distinguiam entre marketings social e de causa
Marketing social é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por preceitos éticos e